Vindimas









Setembro é, por excelência, o mês das Vindimas.
Todos os anos, por esta altura, se faz a vindima dos meus Avós.
Este ano decidi empenhar-me e, de máquina fotográfica na mão, registei todos os passos que consegui num dia de azáfama em que as uvas têem o papel principal.
É uma vindima caseira, feita pela nossa família e por amigos do futebol do meu Pai, que todos os anos rumam até às fazendas dos meus Avós para esta tarefa.
Aproveito e mostro também as plantações que o Avô Joaquim e a Avó Mariana cuidam com tanto carinho, são eles sozinhos que tratam de tudo.
Aqueles legumes que tanta vez por aqui aparecem no blog, os frangos, patos, coelhos, enfim... todos os produtos com os quais me abasteço sempre que vou a casa deles ou quando eles cá vêem a nossa casa, hoje vão conhecer a sua origem.
Os meus Avós não têem internet em casa, mas sabem que vou colocar isto aqui, e em cada foto que eu tirava lá andava a minha Avó de sorriso rasgado toda contente porque ia aparecer "no computador"!!!!!

Além da reportagem geral das vindimas fiz mais algumas individuais que vou colocando depois, nomeadamente do Doce de Figo Aromatizado com Cardamomo e Canela, do Doce de Abóbora Aromatizado com Cardamomo e Canela e dos bolos e tartes que fiz.
Algumas coisas foram feitas no dia antes, pois vamos sempre com antecedência preparar as coisas para no dia da vindima estar tudo a postos, e também porque começa de manhã bem cedo.
Às mulheres da família cabe a tarefa das refeições, o lanche da manhã e o almoço, e aos homens a apanha da uva.
Os rapazes mais novos têem a função do transporte das uvas.
Este ano os meus filhos também participaram, para eles foi mais um dia de brincadeira diferente com os primos e o padrinho, pois o que mais gostaram foi de andar na carrinha a transportar as uvas.

A apanha das uvas:

























O transporte:

















O desengaçar, que consiste em deitar as uvas numa máquina que separa os bagos das uvas do cacho (engaço), segundo a explicação do Avô.









O engaço é retirado, pois não tem utilidade para o fabrico do vinho.



O "bagulho", que é a casca e o sumo das uvas, fica dentro das dornas entre 5 e 7 dias a fermentar, sendo posteriormente transferido para os depósitos, tonéis ou barris, onde fica a "ferver" durante dois a três meses, dependendo da graduação do vinho.
Se for água-pé é menos tempo, para o vinho é mais tempo, entre 2 e 4 meses.





No final retira-se um pouco do "sumo" e com um "pesa" mede-se mede-se o grau do álcool e o açúcar:





Este foi para eu provar!!!



Termina com a lavagem dos "cestos", que agora já não são de vime mas sim de plástico:



Quando a água-pé e o vinho estiverem prontos faço uma nova reportagem para vos mostrar!

Agora algumas das plantações, nabiças, alfaces, couves, feijão verde...













Os pimentões com que a minha Mãe faz a Massa de Pimentão







As oliveiras carregadas com azeitona:



Os dióspiros e os limões que ainda estão verdes:





As figueiras, que vão aparecer mais em pormenor em outra reportagem de um Doce de Figo:



As abóboras, que vão aparecer mais em pormenor em outra reportagem de um Doce de Abóbora:







Os animais:







A minha Avó que me foi buscar ovos para os bolos:



E alguns dos produtos que ali se têem sempre à mão:











Tudo isto é de produção própria, são os meus Avós que plantam e colhem tudo.

Agora a comida...
O pão caseiro é sempre feito pela Avó, não cheguei a tempo de fotografar porque ela levanta-se mesmo muito cedo para o fazer, quando acordei já estava o pão cozido, fica para uma próxima oportunidade a reportagem:



Uma sopa de feijão e couve:





Arroz de Feijão, como levei a Bimby usei-a para picar a cebola, alho e tomate.
O resto foi feito no tacho, pois era uma quantidade muito grande.









Carapauzinhos Fritos:



Carnes Grelhadas:





Aletria Doce para sobremesa, e mais algumas coisas que depois vou colocando porque tenho reportagem mais alargada.



Espero que tenham gostado, para mim é um registo de uma festa que todos os anos se repete, sempre com alegria, sempre com muito trabalho e muita agitação, mas que para os meus Avós é um orgulho muito grande.

Esta a forma de eu, o meu irmão e os meus primos homenagearmos os nossos Avós Joaquim e Mariana!

Etiquetas: