Empadas Caseiras




A receita vem do blog da Susana, Salpicos Brancos, e seduziu-me pelo aspecto bem caseiro e delicioso. Além disso uma óptima sugestão para se aproveitar sobras de carne, no meu caso era frango no tacho.
Fiz metade da receita e consegui seis empadas, as quantidades que deixo são as da receita original, logo obter-se-á 12 ou mais empadas.

Ingredientes:

Massa das Empadas:
| 300 gr. de Farinha [usei farinha com fermento]
| 1 pitada de Sal
| 100 gr. de Margarina
| 1 colher (de sopa) de Azeite
| 1 colher (de sopa) de Banha
| 1 dl. de Água

| 1 Gema de Ovo para pincelar

Recheio:
| Frango desfiado, o que usei tinha bastante molho


Preparação:
No copo da Bimby coloca-se a farinha e uma pitada de sal.
Junta-se a margarina, o azeite e a banha e programa-se 30 seg., vel. 4.
Com a máquina a trabalhar na velocidade 1 vai-se adicionando a água pelo bucal, tapando depois com o copinho e aumentando para a vel. 4, 30 seg.
Programa-se depois 2 min., vel. espiga.
Transfere-se a massa para um recipiente, forma-se uma bola, tapa-se com um pano e deixa-se repousar durante 1 hora.

Para o recheio utilizei frango no tacho que tinha de sobra. Retirei peles e ossos, desfiei e utilizei a carne e o molho para dar mais sabor.

Estende-se a massa com um rolo e corta-se em círculos de modo a que se consiga forrar as formas de queques.
Cortei círculos maiores com um recipiente da tupperware e depois com outro mais pequenos para a "tampa" da empada.




Forra-se as formas de silicone com a massa, adiciona-se o recheio e depois coloca-se o círculo de massa mais pequeno,de modo a conseguir fechar com completo a empada.



No final pincela-se com gema de ovo.


Leva-se a forno pré-aquecido a 190º até cozinharem e dourarem a gosto.


Para desenformar as formas de silicone é muito fácil, basta empurrar em baixo e a empada sai com extrema facilidade.
Quem necessitar de formas deste tipo mande-me mail que tenho para envio.


Estas empadas foram o meu almoço ainda quentinhas, uma delícia!
No dia seguinte experimentei frias e são óptimas também, apesar de eu preferir a versão quente.




O recheio a utilizar é ao gosto de cada um, a minha ideia inicial era rechear com um salteado de cogumelos frescos, mas depois como tinha o frango aproveitei.


Etiquetas: , ,