Doce de Pêssego e Canela e um truque para uma sobremesa bem fácil :)







A fruta acabada de colher nas árvores de fruto da horta dos meus Avós continua a chegar cá a casa, e vem em tanta quantidade que não se consegue comer toda!
Por isso mesmo vou aproveitando a fruta mais madura para os doces caseiros, o que hoje mostro é de pêssego.
Os doces caseiros de fruta são uma presença constante no congelador cá de casa, e um dos meus truques para quando preciso de uma sobremesa bem rápida e sempre deliciosa.
Já vos disse várias vezes que os bolos preferidos cá de casa são os simples.
Sem recheios nem coberturas, e muito menos sem as tão conhecidas pastas americana ou portuguesa.
Não gosto, ninguém cá de casa gosta.
Sempre achei a pasta americana, ou a pasta portuguesa, ou qualquer outro tipo de pasta para cobrir os bolos terrivelmente enjoativas.
Fazem decorações lindas, isso é indiscutível e reconheço que os olhos são os primeiros a comer, mas na minha mesa não fazem furor :)
Por isso as sobremesas cá de casa dispensam esse tipo de bolos "decorados", preferindo os bolos bem simples e que nunca cansam.
Para uma sobremesa bem fácil basta aquecer no microondas um pouco de doce caseiro, colocar por cima de uma fatia de bolo e servir.
Fácil, rápido e que agrada a todos!




Já referi algumas vezes aqui no blog que a proporção de açúcar que utilizo nos doces caseiros é metade do peso da fruta.
Por vezes menos ainda, depende da doçura da fruta.
Os pêssegos que utilizei para este doce estavam bem madurinhos e eram muito doces, por isso mesmo coloquei menos de metade do peso da fruta em açúcar.
Mas a quantidade deve sempre ser ajustada dependendo da fruta que se utiliza e da doçura da mesma.


Ingredientes:
| 700 gr. de Pessêgos bem maduros
| 300 gr. de Açúcar
| 2 colheres [de sobremesa] de Canela em Pó

Preparação:
Descascam-se os pêssegos e retira-se o caroço.



Colocam-se no copo da Bimby, adicionando-se metade do seu peso em açúcar.
Aromatiza-se com canela, ou outra especiaria doce a gosto.
Programa-se 30 min., vel. colher inversa, temp. 100º.

Quando uso fruta bem madura não a trituro.
Deixo-a cozinhar em pedaços maiores e ela vai-se dissolvendo naturalmente, ficando no final uns pedaços a notar-se, o que me agrada muito.
Quem preferir os doces mais homogéneos poderá optar por triturar a fruta antes de a cozinhar ou então no final, quando o doce estiver apurado a gosto, aumentar a velocidade da Bimby para unificar a textura do doce.
Também poderá ser necessário dar mais tempo de cozedura, depende muito da quantidade de fruta utilizada e da pecticina natural que a fruta contem. Por exemplo a maçã é um fruto que contém muita pecticina e que muito rapidamente se transforma num doce mais consistente. O pêssego é intermédio, larga bastante água enquando cozinha por isso mesmo poderá necessitar de mais tempo de cozedura para atingir o ponto de doce melado.





Etiquetas: